Dicas & Receitas

Confira deliciosas receitas com queijos: Saladas, Entradas, Pratos Quentes , Fondues e também algumas dicas para comprar e consumir queijos! 

 

Comprando Queijos
A escolha do estabelecimento é o ponto inicial e fundamental para a compra de queijos. Prefira lojas que apresentem grande variedade de tipos, nacionais e importados, que tenham uma exposição atrativa, em condições adequadas; repare se há as principais marcas disponíveis no mercado, se os funcionários são treinados, se a loja está atualizada com as últimas tendências de consumo e, por fim, observe a relação custo e benefício. Evite os estabelecimentos que insistem em trabalhar com pouca variedade, marcas sem prestígio e que privilegiam preço ao invés de qualidade. Afaste-se dos produtos vendidos sem identificação. Você tem todo o direito de saber o que está levando para casa.

 

A quantidade certa
Procure comprar a quantidade certa para cada ocasião. Habitue-se a comprar freqüentemente e restrinja o seu estoque particular para no máximo uma semana. Os refrigeradores domésticos não são apropriados para armazenar queijos por períodos longos.

 

A variedade
Você gosta de um determinado queijo? Ótimo, compre-o. Porém, procure aumentar a seleção com mais dois ou três tipos que podem combinar com o seu favorito. Procure e experimente receitas com os diversos tipos que você comprou. Amplie a gama de consumo, passe a consumir os queijos das maneiras mais diversas possíveis e tente as harmonizações que mais lhe agradam. Ao final de um curto período, você encontrará maior prazer no ato de comprar queijos e degustá-los.

 

Recebendo com queijos
Receber amigos é sempre bom e a melhor forma de demonstrar o seu apreço pelos convidados é preparar uma recepção planejada, sem muito trabalho, mas saindo do óbvio. Para fazer sucesso entre os convidados, você pode servir, por exemplo, uma tábua de queijos, o famoso "Plateau de Fromages", hábito tão difundido entre os europeus, especialmente os franceses. Considerando centenas de variedades à disposição no mercado, podemos compor milhares de combinações diferentes, o que torna o hábito de escolher os queijos um agradável exercício de criatividade. Temos também de prestar muita atenção às bebidas e aos complementos que irão acompanhar os queijos. Eles são determinantes para a correta seleção dos queijos. Você pode acrescentar um patê ou um boursin para refrescar a degustação. Os complementos da degustação mais utilizados são frutas secas, frutas frescas, pães especiais, geléias, além de outros de sua preferência. A reação dos convidados irá recompensar plenamente o trabalho da seleção dos queijos, bebidas e acompanhamentos!

 

Por Jair Jorge Leandro, Maître Fromager.