Tâmaras com Mascarpone e Gorgonzola

INGREDIENTES:

1/4 xícara de Queijo Mascarpone
2 colheres (sopa) Queijo Gorgonzola
8 tâmaras cortadas ao meio
1/4 xícara de nozes picadas


MODO DE PREPARAR:
Misture o Mascarpone, o Gorgonzola e as nozes picadas e recheie as tâmaras. Coloque meia colher de sopa da mistura dos queijos em cada metade da tãmara e para finalizar, coloque pedaços de nozes.

Crottins com Alho Assado

INGREDIENTES:

2 peças de Crottin de Chavignol ou Crottin Du Berry, cortados ao meio
4 cabeças de alho


MODO DE PREPARAR:
Pré-aqueça o forno (200ºC). Remova a pele externa de cada cabeça de alho, mas não separe nem pele, nem os dentes. Envolva cada cabeça com papel alumínio e coloque-as em uma fôrma refratária. Asse-as por 50 minutos. Remova as cabeças de alho do forno e deixe esfriar por cerca de 10 minutos. Sirva cada cabeça de alho com metade do Crottin. Amasse cada cabeça de alho para que os dentes deslizem fora da pele. Coma cada dente de alho com um pedaço de Crottin.

Pão de Queijo Tradicional

INGREDIENTES:

1 colher (café) de sal
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 xícara (chá) de leite
4 ovos
1 xícara (chá) de Queijo Minas Meia-Cura ralado
2 xícara (chá) de polvilho azedo


MODO DE PREPARAR:
Em uma gamela, colocar todo o polvilho. Em uma panela , ferver o leite, a manteiga, o óleo e o sal. Deixe ferver e jogue sobre o polvilho, para escaldar. Esfarinhar a massa com as pontas dos dedos, mexendo bem. Acrescente então o queijo ralado e os ovos, um a um, mexendo bem para incorporá-los à massa. Aos poucos, pingar leite até achar o ponto de enrolar. Acrescentar o queijo e misturar sem sovar. Untar as mãos e moldar os pães no tamanho desejado, em forma de bolas. Unte uma assadeira com manteiga ou óleo e, com auxílio das mãos também untadas, coloque-as uma ao lado da outra. Leve para assar em forno pre-aquecido a 135ºC por 30 minutos ou até que os pães estejam dourados. Depois de crescer, a temperatura deve ser reduzida para que os pães de queijo possam secar e corar.

Antepasto de Parmigiano-Reggiano à Modena

INGREDIENTES:
150g de Queijo Parmigiano-Reggiano em lascas recém retiradas
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico italiano


MODO DE PREPARAR:
Em um prato raso grande, acomode as lascas em forma de pirâmide, no centro do prato. Adicione o vinagre balsâmico italiano sobre o cume das lascas.

Bola de Queijo de Natal

INGREDIENTES:

250g de Cream Cheese
200g de Queijo Cheddar maturado, ralado, sem casca
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
2 colheres (sopa) de pimentão vermelho picado
2 colheres (sopa) de molho inglês, tipo Worcestershire
1 colher (sopa) de manteiga derretida

MODO DE PREPARAR:
Misture o Cream Cheese com o Queijo Cheddar e amasse muito bem. Acrescente a cebolinha, o molho inglês, o pimentão e a manteiga derretida. Amasse novamente até que os condimentos tenham sido absorvidos pela massa do queijo. Reserve em uma tigela e deixe gelar. Molde a massa em formato de bola e enrole em folha de plástico e deixe refrigerar por pelo menos 24 horas antes de servir. Retire a bola do frio duas horas antes de servir. Acompanhe com crackers e um bom espumante.

Croque-Monsieur ao Gruyère

INGREDIENTES:

40g de manteiga sem sal
1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo
250ml de leite
50g de Queijo Gruyère ralado
Pimenta-do-reino branca a gosto
8 fatias de pão de fôrma
4 fatias grandes de presunto defumado


MODO DE PREPARAR:
Faça primeiro o molho Mornay, derretendo 30g de manteiga em fogo baixo e adicionando a farinha. Deixe em fogo brando por alguns segundos até que a mistura fique quase firme. Imediatamente adicione o leite frio de uma só vez. Pulverize com a pimenta e misture, até a massa engrossar. Deixe cozinhar em fogo brando por 5 minutos. Retire a frigideira do fogo e incorpore o Gruyère ralado. Mexa bem. Reparta o molho Mornay sobre as 8 fatias de pão. Sobre cada fatia, disponha meia fatia de presunto.

Bruscheta de Mussarela de Búfala

INGREDIENTES:
1 pão tipo italiano redondo, fatiado
200g de Queijo Mussarela de Búfala em bolas, fatiadas
100g de tomate seco em pedaços
2 dentes de alho amassados
1/2 xícara (chá) de azeite extra virgem
Orégano a gosto


MODO DE PREPARAR:
Umedeça as fatias de pão italiano com o azeite. Espalhe o alho sobre cada fatia. Leve ao forno médio até o pão começar a tostar. Retire do forno e disponha as fatias de Queijo Mussarela de Búfala, cobrindo-as com o tomate seco. Complemente com uma generosa regada de azeite, pulverizando o orégano.

Bruscheta de Mussarela de Búfala e Manjericão

 

INGREDIENTES:
1 baguete italiana, cortada em fatias grossas
2 mussarelas de búfala
4 dentes de alho amassados
5 tomates bem vermelhos sem sementes e picados
1/2 xícara (chá) de manjericão
1 xícara (chá) de azeite extra virgem
Orégano e sal a gosto


MODO DE PREPARAR:
Disponha as fatias da baguete em uma assadeira e leve ao forno até que fiquem douradas. Pegue 1 dente de alho (inteiro) e esfregue em cima de cada fatia. Reserve as fatias. Em uma travessa, junte os tomates picados, o manjericão, o orégano, o azeite, os 3 dentes de alho restantes (inteiros), ajuste o sal e a pimenta-do-reino, misture muito bem. Retire o alho. Coloque essa mistura em cima de cada fatia de torrada, colocando o Queijo Mussarela de Búfala por cima com o azeite e o orégano. Leve ao forno até que a mussarela derreta.

Fonte: uol-cybercook

Camembert Pané

INGREDIENTES:
1 Queijo Camembert inteiro, ao ponto
1 ovo
1 copo de leite
Farinha de rosca
1 colher (sopa) de manteiga


MODO DE PREPARAR:
Corte o Queijo Camembert em 8 partes iguais. Passe cada porção na mistura do ovo com o leite e depois na farinha de rosca. Repita a operação. Derreta a manteiga numa frigideira e frite levemente os pedaços empanados de Queijo Camembert, dourando todas as faces. Servir quente sobre uma salada verde.