Filé Mignon com Gorgonzola

INGREDIENTES:

6 unidades de medalhão de filé mignon
1 unidade de creme de leite fresco
1 cunha grande de Gorgonzola
Sal a gosto


MODO DE PREPARAR:
Misture o creme de leite com Gorgonzola e sal a gosto. Faça os filés grelhados em uma panela com manteiga. Utilize a mesma panela para colocar a mistura de Gorgonzola e creme de leite.

Welsh Rabbit

INGREDIENTES:

2 colheres de sopa de manteiga
400g de Queijo Cheddar maturado, desfiado
½ colher de chá de mostarda em pó
Pimenta do reino ou Cayenna
Sal
1 colher de chá de molho Worcestershire (molho inglês)
200ml de leite
2 ovos ligeiramente batidos
8 fatias de torradas
Salsa picada


MODO DE PREPARAR:
Derreta suavemente a manteiga. Adicione o Queijo Cheddar, mexendo ocasionalmente, até que derreta. Apague o fogo. Coloque o leite, adicione os temperos, mexa bem. Acrescente os ovos e volte a cozinhar até engrossar, mexendo freqüentemente. Sirva sobre as torradas, com enfeite de salsa. Faz 4 porções.

Penne ao Pesto com Lascas de Parmesão

INGREDIENTES:

1 maço de manjericão
1 dente de alho
1/2 xícara de nozes
2 xícaras de azeite
300g de penne grano duro
1 xícara de lascas de Queijo Parmesão


MODO DE PREPARAR:
Esmagar o alho, o manjericão, as nozes e o Parmesão. Acrescentar aos poucos o azeite até formar uma massa homogênea. Cozinhar a massa na água fervente com sal até que fique ao dente. Escorrer a massa, espalhar o molho e salpicar com lascas de Parmesão.

Macarrão ao Queijo Cheddar

INGREDIENTES:

1/2 kg de macarrão de formato curto
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher e meia de sopa de farinho de trigo
200ml de leite desnatado
200g de Queijo Cheddar (natural) ralado


MODO DE PREPARAR:
Prepare o macarrão, seguindo as instruções da embalagem. Enquanto o macarrão está em preparação, derreta a manteiga em uma frigideira alta, em fogo brando. Acrescente a farinha sobre a manteiga derretida, mexendo constantemente até que a mistura adquira uma consistência espessa. Aumente o fogo para médio. Continue mexendo até a massa engrossar bem. Acrescente o Queijo Cheddar ralado. Mexa bem com uma colher de madeira, até que o queijo derreta e se funda à massa. Acrescente o macarrão na massa, mexa bem e sirva.

Chili com Queijo

INGREDIENTES:

3 fatias de bacon
1 kg de carne moída
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
150g de purê de tomates
4 xícaras (chá) de água
1 colher (chá) de amido de milho
4 colheres (sopa) de chili em pó
Sal e pimenta-do-reino a gosto
200g de Queijo Cheddar ralado grosso


MODO DE PREPARAR:
Corte as fatias de bacon bem fino e coloque em uma panela com fogo baixo para que soltem a gordura. Assim que soltar bastante gordura, aumente o fogo e deixe o bacon dourar, acrescente a carne moída e refogue até que esteja bem frita. Acrescente a cebola e o alho à panela e refogue por mais 2 minutos. Coloque o chili em pó, misture bem e acrescente o pure de tomates, ferva por 5 minutos e acrescente a água fervente. Acerte o sal e a pimenta do reino. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos, até reduzir pela metade. Dissolva o amido de milho em 2 colheres (sopa) de água fria e acrescente à panela, cozinhe por mais 5 minutos e acrescente o Queijo Cheddar ralado, misturando para que se incorpore. Retire do fogo assim que o queijo derreter. Sirva acompanhado de tortillas ou chips.

Fonte: Terra Culinária.

Aligot

INGREDIENTES:

1 kg de batatas cozidas
50g de manteiga sem sal
3 dentes de alho amassados
20g de bacon picado
600g de Queijo Emmental ralado
Sal a gosto


MODO DE PREPARAR:
Preparar um purê, derretendo a manteiga em uma panela alta, em fogo baixo, adicionado em seguida o alho, o bacon e as batatas amassadas. Mexer bem e adicionar o leite aos poucos, até obter a consistência de purê. Em seguida, colocar a panela em banho maria e adicionar aos poucos o queijo ralado, mexendo vigorosamente, até a obtenção do ponto de massa elástica. Sirva com pickles e presunto cru.

Risoto de Gorgonzola e Rúcula

 INGREDIENTES:

1/4 de maço de rúcula de folhas pequenas
350g de arroz arbório
50g de manteiga sem sal
50g de Queijo Granapadano ralado
120g de Queijo Gorgonzola, em cubos
100g de cebola picadinha
1 dente de alho bem amassado
150ml de vinho branco seco
Sal a gosto (use pouco, pois os queijos já são salgados);
Pimenta-do-reino branca a gosto.


MODO DE PREPARAR:
Faça um caldo básico de legumes, com 1,5 litros de água, sal, duas colheres de azeite virgem, uma cebola cortada em quatro partes, dois dentes de alho amassados levemente, uma cenoura em rodelas, um talo de salsão e uma folha de louro. Deixe fervendo em fogo brando até a água reduzir pela metade. Coe muito bem e mantenha o caldo aquecido, até o momento de ser agregado ao risoto. Em uma panela própria para risotos, derreter a manteiga e refogar a cebola e o alho, levemente. Acrescentar o arroz, mexendo bem, em seguida verta o vinho branco e continue mexendo até que praticamente todo o vinho tenha sido absorvido pelo arroz. Adicione então o caldo em três etapas de 250ml cada, sempre mexendo bem. Assim que o caldo diminuir, acrescente a outra parte e proceda da mesma forma. Ao acrescentar a ultima parte, agregue também o Queijo Gorgonzola e mexa mais um pouco. Pare de mexer, pulverize o queijo ralado, desligue o fogo e cubra com as folhas de rúcula. Tampe a panela por alguns minutos e sirva com a rúcula ainda crocante.

Farfalle com Roquefort e Nozes

INGREDIENTES:
250g de macarrão tipo Farfalle ou outro macarrão curto
100g de Queijo Roquefort
100ml de creme de leite fresco
4 a 5 nozes
1 a 2 dentes de alho
Salsinha, azeite de oliva extra virgem e pimenta-do-reino branca a gosto


MODO DE PREPARAR:
Macere as nozes em um pilão, com o alho, um pouco de salsinha e duas colheres de sopa de azeite, até a obtenção de uma espécie de purê. Deixe a massa descansar em um ambiente fresco para a perfeita combinação dos sabores. Cozinhe o macarrão em água abundante, com um pouco de sal, seguindo as instruções da embalagem. Enquanto isso, leve o creme de leite em uma panela rasa ao fogo brando e agregue o Queijo Roquefort em pequenos pedaços e o purê de nozes e alho. Pulverize um pouco de pimenta-do-reino e mexa bem até que o queijo se funda completamente. Não deixe chegar ao ponto de fervura. Escorra bem o macarrão e verta o creme sobre a massa quente. Mexa bem e sirva.
Vinhos recomendados: Coteaux du Languedoc; Saint-Chinian; Corbières; Minervois.

Risoto de Gorgonzola e Nozes (Criação de Nadia Pizzo)

INGREDIENTES:

400g de arroz arbóreo
2 colheres (sopa) de cebola
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1/4 xícara de vinho branco
2 litros de caldo de frango ou de legumes natural
1 xícara e meia de Queijo Gorgonzola
1/3 xícara de Mascarpone
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de salsinha
1/2 xícara de nozes
Queijo Parmesão ralado e pimenta para enfeitar


MODO DE PREPARAR:
Refogar bem a cebola e acrescentar o arroz. Quando o arroz estiver brilhando, acrescentar o vinho branco. Deixar o vinho evaporar e então acrescentar o caldo de frango ou de legumes natural quente, aos poucos. Quando o arroz estiver cozido, adicionar o Queijo Gorgonzola, o Mascarpone, o sal, a salsinha e as nozes. Por fim, salpicar o Queijo Parmesão ralado e pimenta.

* Nadia Pizzo é chef do Ráscal Villa-Lobos

Filet Mignon au Brie de Meaux

INGREDIENTES:

2 filés mignons de aproximadamente 300g cada
200g de Queijo Brie de Meaux
1 colher (chá) de maisena
250ml de leite
15g de manteiga extra sem sal
2 colheres (sopa) de azeitonas pretas
Sal e pimenta-do-reino a gosto


MODO DE PREPARAR:
Em uma frigideira grande, derreta a manteiga e refogue as azeitonas. Passe rapidamente os filés para dourar todas as faces. Em seguida, abaixe o fogo e deixe cozinhando de 10 a 15 minutos, dependendo do seu gosto. Enquanto isso, retire a crosta branca do Queijo Brie de Meaux e corte em cubos. Coloque os cubos do Queijo Brie em uma panela com antiaderente, leve ao fogo brando e espere o queijo fundir, com cuidado. Dissolva a maisena em duas colheres de leite, dissolvendo-a bem. Assim que o Queijo Brie estiver fundido, aumente um pouco o fogo e acrescente a maisena, mexendo com vigor até que a mistura se torne homogênea e espessa. Progressivamente, acrescente o resto do leite frio, sempre mexendo, até obter um molho untuoso, que envolva a colher. Reserve o molho. Assim que os filés estejam cozidos, cortar em fatias de 1cm de espessura, dispondo-as sobre cada prato. Despejar o molho de Queijo Brie no suco do cozimento dos filés, aquecendo a mistura em fogo médio, mexendo para obter um molho homogêneo. Cubra então as fatias dos filés com esse molho e sirva bem quente. Acompanhe este prato com um Bordeaux ou com um Bourgogne.

Polenta Italiana om Queijo Gorgonzola Doce ( de Mauro Maia*)

INGREDIENTES:

400g de farinha para polenta italiana
1500 ml de caldo de carne natural sem sal
50g de manteiga sem sal, fresca
200g de Queijo Gorgonzola doce ou 160g de Queijo Gorgonzola tradicional
Sal a gosto


MODO DE PREPARAR:
Colocar numa panela de cobre o caldo de carne para ferver. Quando ferver, abaixar o fogo e adicionar aos poucos a farinha ao caldo, mexendo sempre com uma colher de madeira, no sentido horário. Depois de colocar toda a farinha, continuar mexendo por uns 40 minutos, enquanto ela cozinha (não pode parar de mexer!). Quando ela começar a se descolar da parede da panela é sinal de que ela está pronta. Desligar o fogo, colocar o Queijo Gorgonzola e a manteiga e mexer vigorosamente. Acertar o sal e está pronta. Se preferir, colocar a polenta no prato, abrir um espaço no meio, como uma cratera, acrescentar o Queijo Gorgonzola e cobrir com mais polenta. Servir quente.
Dica
A farinha de milho usada para a polenta é muito diferente do fubá, que normalmente é utilizado na cozinha brasileira. Pode-se até usar o fubá, mas o resultado será diferente em função da granulometria da farinha.

* Mauro Maia é chef do restaurante Supra

Molho de Queijo Brie

INGREDIENTES:

500ml creme de leite fresco
10g de noz moscada
5g de pimenta-do-reino branca, moída
300g de Queijo Brie picado
1 colher (chá) de manteiga


MODO DE PREPARAR:
Derreta a manteiga e adicione o creme e cozinhe sem deixar subir. Acrescente os demais ingredientes junto com o Queijo Brie. Mexa bem até formar uma massa homogênea. Sirva com escalopes de Filet Mignon ou com postas de salmão.

Asta Cacio e Pepe

INGREDIENTES:

1/2kg de Macarrão tipo Espaguete integral
150g de Queijo Pecorino Romano ralado na hora
50g de pimenta negra em grãos


MODO DE PREPARAR:
Prepare o macarrão, seguindo as instruções da embalagem. Enquanto o macarrão está em preparação, aqueça com água fervendo a travessa funda onde o macarrão vai ser servido. Ponha os grãos de pimenta negra em uma frigideira e aqueça em fogo baixo, até que os grãos comecem a espoucar. Retire do fogo, coloque os grãos entre dois guardanapos e bata com o fundo da frigideira até conseguir quebrá-los em pedaços. Escorra a massa quando esta ficar pronta, mas não escorra toda a água da fervura. Esvazie a travessa e deposite o macarrão, jogando um pouco da água da fervura em cima. Acrescente a pimenta picada e o Queijo Pecorino Romano, ralado na hora. Se quiser, acrescente salsinha picada na hora. Sirva imediatamente e delicie-se com o envolvente aroma deste prato.

Bolo de Carne Moída com Camembert

INGREDIENTES:

2 ovos
3 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola média
6 ramos de salsinha
1 Queijo Camembert
100g de bacon moído
1 gema de ovo crua
600g de alcatra moído
1 colher (chá) de molho inglês
1 colher (café) de estragão seco
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto


MODO DE PREPARAR:
Cozinhe os dois ovos. Descasque, corte em rodelas e reserve. Pique muito bem a cebola e a salsinha. Reserve separadamente. Devemos conseguir uma generosa colher de sopa de salsinha picada. Retire a casca do queijo. Devemos ficar com 200g de Queijo Camembert. Corte em pequenos cubos. Combine numa vasilha uma colher (sopa) de manteiga, a cebola e a salsinha picada, o bacon moído, a carne moída, a gema crua, o molho inglês, o estragão. Misture tudo bem com as mãos até conseguir uma massa homogênea. Salgue e apimente com muito cuidado. Lembre-se que o queijo e o bacon são salgados. Esquente o forno. Fogo médio. Prepare o bolo. Coloque a massa de carne numa superfície lisa e vá amassando com as mãos até chegar a uma espessura perto de 1cm. Deve ficar como um grande bife. Espalhe por cima as rodelas de carne e os pedaços de Queijo Camembert. Procure distribuir as rodelas de ovo e o queijo por toda superfície. Usando a espátula e ajudando com uma escumadeira, vá enrolando com bastante cuidado, como se fosse um rocambole. Quem quiser, pode montar o prato diretamente num refratário, fartamente untado com manteiga, alternando as camadas de carne com as rodelas de ovo e pedaços de queijo. Unte o refratário com uma colher de manteiga. Transfira o “rocambole” para o refratário e espalhe por cima a colher de sopa de manteiga que sobrou. Asse durante uns 40 minutos. Vá verificando o assado, que deve ficar douradinho. Sirva ainda quente, com o queijo derretendo.

Fonte: Receita de Saul Galvão (O Estado de São Paulo).