Itália

A Itália é o segundo país mais importante na produção de queijos de qualidade superior, além de se situar entre os de maior volume de produção do mundo. Até 2007, havia 30 zonas de região demarcada (DOP), o que garante uma gama de queijos de alto nível, de norte a sul do país. A maioria dos seus principais queijos é bastante conhecida no Brasil, graças inicialmente às colônias italianas que por aqui se estabeleceram e posteriormente às inúmeras receitas de sua consagrada cozinha. As principais regiões queijeiras da Itália são: Piemonte e Valle D'Aosta, Lombardia e Emilia-Romagna. 

 

 

Lago Como - Lombardia               PIEMONTE e VALLE D’AOSTA

Uma região paradisíaca, realmente uma das mais belas da Itália, faz fronteira a oeste com a França, dos Alpes ao Mar Mediterrâneo e a norte com a Suíça. Sua principal cidade é Turim, terra dos encorpados e rústicos Barolo e Barbaresco, mas também do delicado Asti. O Valle D'Aosta é berço de um dos queijos mais premiados do mundo, o Fontina D’Aosta. Do lado do Piemonte, um dos queijos mais procurados é o Robiola Piemonte, que pode ser produzido com leite de cabras, de ovelhas ou de vacas ou até com qualquer mistura dos três. Por esta
razão, ele adquire diferentes nomes e diferentes formas ao longo do território Piemontês. Há versões de massa fresca, bem como exemplares de casca lavada. Há também o Toma Piemontese. Toma é o nome genérico para um estilo de queijos, originariamente maturados em pequenas esteiras de palha. 

    Valle D'Aosta  

   
Emilia-Romagna Fontina Robiola Toma

 Lombardia

A Lombardia é uma região muito fértil, berço de algumas das maiores glórias queijeiras da Itália e do mundo: Gorgonzola, Taleggio, Mascarpone e Stracchino. Os dois primeiros estão na linha de frente dos queijos “gourmet”, ambos com mais de dez séculos cada.

 

                                            

                                                    Gorgonzola                        Taleggio                        Mascarpone                          Strachino 

Emilia-Romagna

 

A mais importante região da cozinha italiana, cuja capital é Bolonha, “a gorda”, onde se pode provar a verdadeira refeição romagnola, um verdadeiro festival gastronômico. Em termos de queijo, a Emilia-Romagna está para sempre nos corações dos apaixonados pelo bem viver.

 

Parmigiano-Reggiano


 

Simplesmente terra dos portentosos Parmigiano-Reggiano, o ícone dos queijos duros e Grana Padano, um dos queijos mais consumidos do mundo.