Queijos Especiais

Jair Jorge Leandro | Maître Fromager

A Mont-Joli Assessoria e Consultoria é a única empresa brasileira criada para atender todos os aspectos fundamentais do mercado de queijos.
Fundada em 2001, a empresa utiliza a enorme experiência de seu idealizador, o “Maître Fromager”, Jair Jorge Leandro, considerado a maior autoridade em queijos do Brasil.
A Mont-Joli atua em diversas áreas relacionadas à produção, distribuição, comercialização e divulgação de queijos, propondo soluções adequadas à realidade de cada empresa: indústria, supermercados de grande e médio porte, lojas especializadas e outros.

Indústria
•Formulação de produtos
•Lançamento de produtos
•Conceituação e posicionamento de marcas
•Estratégia Comercial
•Treinamento de equipes

Comércio
•Revisão de sortimento
•Planogramas
•Desenvolvimento de •fornecedores
•Treinamento das equipes
•Formação de especialistas

Outros
•Palestras para os mais diversos públicos.
•Eventos e degustações

Alguns de nossos clientes:
•Cap Amazon Marketing e Investimentos
•Carrefour Comércio
•Companhia Sulamericana de •Distribuição
•Eataly Brasil Comércio
•Laticínios Boa Nata
•Laticínios Pomerode
•Laticínios São Vicente de Minas
•Laticínios Serrabella
•Laticínios Scala
•Mc Donald’s
•Pão de Açúcar
•Polenghi
•Senac – SP
•St. Marche

Jair Jorge Leandro

Especialista em Queijos, desde 1982.

Paulistano, filho de imigrantes portugueses, formado em Administração de Empresas, com especialização em Economia e Marketing, começou a se interessar por queijos desde a juventude, quando visitava semanalmente o Mercadão da Cantareira para ajudar nas compras do restaurante da família.

No início de sua carreira profissional teve a oportunidade de trabalhar com queijos, quando a multinacional norte-americana Anderson Clayton adquiriu cinco fábricas de queijos especiais no sul de Minas Gerais. Vivendo na região, Jair teve o privilégio de conhecer e desfrutar da amizade de dois dos principais pioneiros dinamarqueses estabelecidos na região: Liefkaj Godtfredsen, fundador do Laticínios Skandia e Hans Norremose, dono das marcas Luna e Dana, líderes de mercado na época. Ambos foram verdadeiros mestres, compartilhando técnicas e segredos de fabricação dos queijos mais diferenciados do mercado. Assim, com todos esses ensinamentos, Jair comandou a operação “Queijos Finos Luna”, a primeira grande marca de queijos especiais do Brasil e uma das primeiras desenvolvidas pelos pioneiros dinamarqueses. Esse trabalho lhe rendeu um dos prêmios mais importantes do país: o TOP de Marketing da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil), com o “case”: Queijos Finos, em 1986. Em sua trajetória profissional em corporações, Jair se especializou em transformar “commodities” em produtos especiais, agregando valor e diferenciando produtos comuns. Em função disso, ganhou mais outros dois prêmios TOP de Marketing, em 1996 e em 2000, respectivamente, com destaque para a criação e lançamento das maçãs Turma da Mônica, as primeiras frutas pré-lavadas e embaladas sem contato manual e no tamanho ideal para o consumo por crianças.

Hoje, Jair é especialista em queijos internacionais, pesquisador de queijos brasileiros e considerado o maior divulgador de queijos do Brasil, graças a sua enorme dedicação ao assunto.

Em 2001, fundou a Mont-Joli Assessoria e Consultoria, criada no Brasil para atender toda a cadeia de serviços de comercialização de queijos, passando pela coordenação logística, promoção, treinamentos e divulgação dos produtos, bem como serviços de consultoria.

Atuando como Consultor de Queijos do GPA (Grupo Pão de Açúcar), treinou e formou mais de 100 atendentes especializados em queijos.

Em março de 2011, foi convidado a fazer uma apresentação sobre queijos originais brasileiros na “Cookbook Fair”, em Paris, sendo assim, o primeiro brasileiro a falar sobre queijos na França, ocasião em que seu livro “Queijos do Campo à Mesa” foi premiado como o 4º melhor livro sobre queijos do mundo, pela “Gourmand World Cookbook Awards”.

Autor dos livros:

Queijos – Uma Introdução, 2013.
Revisada e atualizada, esta é a terceira edição deste livro, que foi a primeira obra publicada no Brasil sobre queijos orientada aos consumidores e amantes deste nobre alimento. Uma verdadeira introdução a um incrível mundo de aromas e sabores. Um livro indispensável para quem quer conhecer ou tirar mais proveito dos queijos.

O Grande Mercado de Queijos, 2013.
Neste livro, Jair Jorge Leandro apresenta o mercado de queijos no Brasil. Um guia prático que pode auxiliar àqueles que pretendem ou estão estudando a possibilidade de ingressar neste mercado ou conhecer o enorme e fascinante mundo deste alimento milenar. Este livro apresenta detalhes, dados, informações e conclusões ao leitor de uma forma bastante detalhada e didática, em linguagem simples e direta. O autor utiliza uma visão prática e compreensível fundamentada em muitos anos de trabalho intenso com queijos.

Queijos do Campo à Mesa – 10.000 anos de História e Tradição, 2008.
Em Queijos do Campo à Mesa, o leitor encontra a origem e a história do queijo; os principais queijos do Brasil e do mundo; como servir; dicas para auxiliar na compra e na conservação dos queijos; diversas receitas; como harmonizar com vinhos e cervejas.
Esta obra foi premiada em Paris, em 2011, como o quarto melhor livro sobre queijos do mundo, pela “Gourmand World Cookbook”

Queijos – Origens, Tipos, Fabricação, Conservação e Usos, 1987.
Foi a primeira obra brasileira orientada para o consumidor de queijos, trazendo detalhes de compra, conservação e usos, abordados de forma mais técnica.

Em 2013, após várias visitas técnicas aos Estados Unidos, especialmente ao estado de Wisconsin, a Mont-Joli Assessoria, Consultoria e Participações decidiu lançar uma linha inédita de queijos no mercado brasileiro. Com receitas exclusivas de Jair Leandro, adaptadas às condições do Brasil, surgiu a Sun Valley, com o conceito: Queijos do Novo Mundo, cujos produtos chegaram ao mercado em novembro de 2015. A Sun Valley conta com uma linha de produtos muito especiais: Cheddar, Monterey Jack, Pepper Jack, Colby, Tilsit com Kümmel e o queijo culinário tipo Feta. Para maiores informações: www.queijosdonovomundo.com.br

Principais participações em cursos, seminários, viagens e visitas técnicas:

  • South Beach Food Festival, Miami Beach, 2013
  • The Grand Tour of Wisconsin Aged Cheddars, Milwaukee, 2013
  • Cheese Producers Visiting Tour (Nasonville Dairy, Novak Cheeses), Wisconsin, 2013
  • International Cheese Technology Exposition, Milwaukee, 2012
  • World Gourmand Awards, Paris, 2011
  • Americas Food & Beverage, Miami Beach, 2010
  • Dutch Cheese Expert, FrieslandCampina, The Netherlands, 2010
  • Americas Food & Beverage, Miami Beach, 2009
  • Veerger Kaas, Reeuwijk, Holanda, 2008Queijo São Gião, Seia (Serra da Estrela), Portugal, 2008
  • World Cheese Awards, Londres, 2007
  • Internacional Food & Drink Event – Excel – Londres, 2007
  • Visita: Camembert Gillot, Normandia, França, 2007
  • Visita: Casa Mathias (Serra da Estrela), Portugal, 2007
  • Visita: Gabriel Coulet – Roquefort, França, 2003
  • Visita: P. Jackin et Fils – Lá Vernelle, França, 2003
  • Visita: Fromagerie Édouard Conus – Pers-Jussy, Savoie, França, 2003
  • Seminário: The New Marketing in the New Company – Philip Kotler, HSM, São Paulo, 1999
  • Visita: Custom Building Products, Seal Beach, Califórnia, 1998 e 1999
  • Reunião sobre “Posicionamento de Marcas” com Al Ries, Atlanta, EUA, 1998
  • Reunião sobre “Construção de Marcas” com David Aaker, Oakland, EUA, 1998
  • Ben Sutton Golf School, Florida, 1998
  • PMA – Produce Marketing Association – Anaheim, California, 1997.
  • Visita: Enza Foods – Vancouver, Canadá, 1996
  • Visita: Conaprole – Canelones, Uruguai, 1996
  • Visita: Dole – Santiago, Chile, 1996
  • Apple International Conference (como Palestrante), Chicago, 1996
  • Rainier – Selah,Washington, EUA, 1996
  • Introdução a Programação Neurolinguística, Fraiburgo, 1996
  • Visita: Compagnie Fruitière, Marselha, França, 1995 a 1997
  • Visita: Chelan Fresh Marketing – Chelan, EUA, 1995 a 1996
  • Visita: Blue Whale – Toulouse, França, 1995
  • Visita: Dole – Wenatchee, EUA, 1995
  • Visita: VDD Holland – Delft, Holanda, 1994 a 1997
  • Visita: Starr Ranch – Wenatchee, EUA, 1994 a 1997
  • Visita: DDC David del Curto – Santiago – Chile, 1994 a 1996
  • Visita: Copefrut – Curicó, Chile, 1994 e 1995
  • Visita: Fromages de Chimay, Baileux, Bélgica, 1994
  • Visita: Consorzio Grana Padano, Brescia, Itália, 1994
  • Visita: Consorzio Parmigiano-Reggiano, Reggio nell´Emilia, Itália, 1994
  • Seminário: The New Management and the New Company – Peter Drucker, São Paulo, 1994
  • “Perda Zero” – Aversão e Guerra ao Desperdício, IMAM, 1994
  • Seminário: The Human Side of Quality – Claus Möller, HSM, São Paulo, 1994
  • O Ponto de Venda no Marketing Mix, Associação Brasileira de Anunciantes, São Paulo, 1994
  • Gerente Inovador, Videre, Porto Alegre, 1994
  • Seminário: The Customer Driven Company – Richard Whiteley, HSM, São Paulo, 1994
  • Visita: Coop Sud Tirol – Bolzano, Itália, 1993, 1996
  • Seminário: Niche Marketing – Robert Linneman/John Stanton, HSM, São Paulo, 1993
  • Seminário: Marketing de Guerra – Al Ries, São Paulo, 1992
  • Seminário: Total Marketing – Philip Kother, São Paulo, 1992
  • Who´s Who in the World, 1991/1992
  • Seminário: Maximarketing – Stan Rapp, São Paulo, 1991
  • Seminário: The Competitive Company of the 1990´s – Peter Drucker, São Paulo, 1991
  • Docente: Curso de Introdução ao Marketing, SENAC-Jundiaí, 1991/1992
  • 1º Congresso Nacional de Vendas, ADVB, 1989
  • Soja – A Comercialização nos Mercados Futuros, Bolsa de Mercadorias de São Paulo, 1989
  • Language Studies, Inc., Berkeley, California, 1988
  • Franchising: Uma solução Inovadora para Viabilizar seu Negócio, Senac-Prodemp, São Paulo, 1988
  • Cave – Confraria dos Amigos do Vinho e da Enologia, São José dos Campos, 1988
  • Marketing Agrícola, Agribusiness, São Paulo, 1988
  • Como Gerenciar sua Equipe de Vendas – Michael J. Ryan, D.B.A., Case Consultores, São Paulo, 1988
  • Visita: Jumecal – Melilla, Uruguai, 1987
  • Telemarketing, Senac-Prodemp, São Paulo, 1987
  • Processamento do Queijo Cottage – Método Modificado, ITAL, Campinas, 1986
  • Visita: Milkaut, Santa Fé, Argentina, 1986
  • Bacharel em Administração de Empresas, FMU, São Paulo, 1986
  • Visita: Centro Sperimentale del Latte, Milão, Itália, 1985
  • Visita: Caseificio Mário, Novara, Itália, 1985
  • Visita: Nizo – Netherlands Cheese Institute, Maasdam, Holanda, 1985
  • Visita: Naarden Aromas, Naarden, Holanda, 1985
  • Visita: Campina Kaas (Gouda), Holanda, 1985
  • Visita: Kaserei Champignon – Lauben Allgau, Alemanha, 1985
  • Visita: Fromagerie Michelin – Segny/Geneve, França e Suíça, 1985
  • Docente: Curso de Queijos & Vinhos, SENAC-CEATEL, São Paulo, 1985
  • Docente: Conferência Semana de Queijos & Vinhos, SENAC, São Paulo, 1984
  • Palestrante: VIII Congresso Nacional de Laticínios: Mercado de Queijos Finos no Brasil/Tradição e Qualidade, Cândido Tostes, Juiz de Fora, 1984
  • Introdução ao Marketing, SENAC, São Paulo, 1983
  • Curso de Extensão em Economia, Brasília-DF, 1983
  • Desenvolvimento Profissional de Vendas, Anderson Clayton, Rio de Janeiro, 1983.

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