banner_principal

Jair Jorge Leandro

Jair Jorge Leandro
Especialista em Queijos, desde 1982.

Paulistano, filho de imigrantes portugueses, formado em Administração de Empresas, com especialização em Economia e Marketing, começou a se interessar por queijos desde a juventude, quando visitava semanalmente o Mercadão da Cantareira para ajudar nas compras do restaurante da família.

No início de sua carreira profissional teve a oportunidade de trabalhar com queijos, quando a multinacional norte-americana Anderson Clayton adquiriu cinco fábricas de queijos especiais no sul de Minas Gerais. Vivendo na região, Jair teve o privilégio de conhecer e desfrutar da amizade de dois dos principais pioneiros dinamarqueses estabelecidos na região: Liefkaj Godtfredsen, fundador do Laticínios Skandia e Hans Norremose, dono das marcas Luna e Dana, líderes de mercado na época. Ambos foram verdadeiros mestres, compartilhando técnicas e segredos de fabricação dos queijos mais diferenciados do mercado. Assim, com todos esses ensinamentos, Jair comandou a operação "Queijos Finos Luna", a primeira grande marca de queijos especiais do Brasil e uma das primeiras desenvolvidas pelos pioneiros dinamarqueses. Esse trabalho lhe rendeu um dos prêmios mais importantes do país: o TOP de Marketing da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil), com o "case": Queijos Finos, em 1986. Em sua trajetória profissional em corporações, Jair se especializou em transformar "commodities" em produtos especiais, agregando valor e diferenciando produtos comuns. Em função disso, ganhou mais outros dois prêmios TOP de Marketing, em 1996 e em 2000, respectivamente, com destaque para a criação e lançamento das maçãs Turma da Mônica, as primeiras frutas pré-lavadas e embaladas sem contato manual e no tamanho ideal para o consumo por crianças.

Hoje, Jair é especialista em queijos internacionais, pesquisador de queijos brasileiros e considerado o maior divulgador de queijos do Brasil, graças a sua enorme dedicação ao assunto.

Em 2001, fundou a Mont-Joli Assessoria e Consultoria, criada no Brasil para atender toda a cadeia de serviços de comercialização de queijos, passando pela coordenação logística, promoção, treinamentos e divulgação dos produtos, bem como serviços de consultoria.

Atuando como Consultor de Queijos do GPA (Grupo Pão de Açúcar), treinou e formou mais de 100 atendentes especializados em queijos.

Em março de 2011, foi convidado a fazer uma apresentação sobre queijos originais brasileiros na "Cookbook Fair", em Paris, sendo assim, o primeiro brasileiro a falar sobre queijos na França, ocasião em que seu livro "Queijos do Campo à Mesa" foi premiado como o 4º melhor livro sobre queijos do mundo, pela "Gourmand World Cookbook Awards".

Autor dos livros:

Queijos - Uma Introdução, 2013.
Revisada e atualizada, esta é a terceira edição deste livro, que foi a primeira obra publicada no Brasil sobre queijos orientada aos consumidores e amantes deste nobre alimento. Uma verdadeira introdução a um incrível mundo de aromas e sabores. Um livro indispensável para quem quer conhecer ou tirar mais proveito dos queijos.

O Grande Mercado de Queijos, 2013.
Neste livro, Jair Jorge Leandro apresenta o mercado de queijos no Brasil. Um guia prático que pode auxiliar àqueles que pretendem ou estão estudando a possibilidade de ingressar neste mercado ou conhecer o enorme e fascinante mundo deste alimento milenar. Este livro apresenta detalhes, dados, informações e conclusões ao leitor de uma forma bastante detalhada e didática, em linguagem simples e direta. O autor utiliza uma visão prática e compreensível fundamentada em muitos anos de trabalho intenso com queijos.

Queijos do Campo à Mesa - 10.000 anos de História e Tradição, 2008.
Em Queijos do Campo à Mesa, o leitor encontra a origem e a história do queijo; os principais queijos do Brasil e do mundo; como servir; dicas para auxiliar na compra e na conservação dos queijos; diversas receitas; como harmonizar com vinhos e cervejas.
Esta obra foi premiada em Paris, em 2011, como o quarto melhor livro sobre queijos do mundo, pela "Gourmand World Cookbook"

Queijos - Origens, Tipos, Fabricação, Conservação e Usos, 1987.
Foi a primeira obra brasileira orientada para o consumidor de queijos, trazendo detalhes de compra, conservação e usos, abordados de forma mais técnica.

Em 2013, após várias visitas técnicas aos Estados Unidos, especialmente ao estado de Wisconsin, a Mont-Joli Assessoria, Consultoria e Participações decidiu lançar uma linha inédita de queijos no mercado brasileiro. Com receitas exclusivas de Jair Leandro, adaptadas às condições do Brasil, surgiu a Sun Valley, com o conceito: Queijos do Novo Mundo, cujos produtos chegaram ao mercado em novembro de 2015. A Sun Valley conta com uma linha de produtos muito especiais: Cheddar, Monterey Jack, Pepper Jack, Colby, Tilsit com Kümmel e o queijo culinário tipo Feta. Para maiores informações: www.queijosdonovomundo.com.br

Principais participações em cursos, seminários, viagens e visitas técnicas:

  • South Beach Food Festival, Miami Beach, 2013
  • The Grand Tour of Wisconsin Aged Cheddars, Milwaukee, 2013
  • Cheese Producers Visiting Tour (Nasonville Dairy, Novak Cheeses), Wisconsin, 2013
  • International Cheese Technology Exposition, Milwaukee, 2012
  • World Gourmand Awards, Paris, 2011
  • Americas Food & Beverage, Miami Beach, 2010
  • Dutch Cheese Expert, FrieslandCampina, The Netherlands, 2010
  • Americas Food & Beverage, Miami Beach, 2009
  • Veerger Kaas, Reeuwijk, Holanda, 2008Queijo São Gião, Seia (Serra da Estrela), Portugal, 2008
  • World Cheese Awards, Londres, 2007
  • Internacional Food & Drink Event - Excel - Londres, 2007
  • Visita: Camembert Gillot, Normandia, França, 2007
  • Visita: Casa Mathias (Serra da Estrela), Portugal, 2007
  • Visita: Gabriel Coulet - Roquefort, França, 2003
  • Visita: P. Jackin et Fils - Lá Vernelle, França, 2003
  • Visita: Fromagerie Édouard Conus - Pers-Jussy, Savoie, França, 2003
  • Seminário: The New Marketing in the New Company - Philip Kotler, HSM, São Paulo, 1999
  • Visita: Custom Building Products, Seal Beach, Califórnia, 1998 e 1999
  • Reunião sobre "Posicionamento de Marcas" com Al Ries, Atlanta, EUA, 1998
  • Reunião sobre "Construção de Marcas" com David Aaker, Oakland, EUA, 1998
  • Ben Sutton Golf School, Florida, 1998
  • PMA - Produce Marketing Association - Anaheim, California, 1997
  • Visita: Enza Foods - Vancouver, Canadá, 1996
  • Visita: Conaprole - Canelones, Uruguai, 1996
  • Visita: Dole - Santiago, Chile, 1996
  • Apple International Conference (como Palestrante), Chicago, 1996
  • Rainier - Selah,Washington, EUA, 1996
  • Introdução a Programação Neurolinguística, Fraiburgo, 1996
  • Visita: Compagnie Fruitière, Marselha, França, 1995 a 1997
  • Visita: Chelan Fresh Marketing - Chelan, EUA, 1995 a 1996
  • Visita: Blue Whale - Toulouse, França, 1995
  • Visita: Dole - Wenatchee, EUA, 1995
  • Visita: VDD Holland - Delft, Holanda, 1994 a 1997
  • Visita: Starr Ranch - Wenatchee, EUA, 1994 a 1997
  • Visita: DDC David del Curto - Santiago - Chile, 1994 a 1996
  • Visita: Copefrut - Curicó, Chile, 1994 e 1995
  • Visita: Fromages de Chimay, Baileux, Bélgica, 1994
  • Visita: Consorzio Grana Padano, Brescia, Itália, 1994
  • Visita: Consorzio Parmigiano-Reggiano, Reggio nell´Emilia, Itália, 1994
  • Seminário: The New Management and the New Company - Peter Drucker, São Paulo, 1994
  • "Perda Zero" - Aversão e Guerra ao Desperdício, IMAM, 1994
  • Seminário: The Human Side of Quality - Claus Möller, HSM, São Paulo, 1994
  • O Ponto de Venda no Marketing Mix, Associação Brasileira de Anunciantes, São Paulo, 1994
  • Gerente Inovador, Videre, Porto Alegre, 1994
  • Seminário: The Customer Driven Company - Richard Whiteley, HSM, São Paulo, 1994
  • Visita: Coop Sud Tirol - Bolzano, Itália, 1993, 1996
  • Seminário: Niche Marketing - Robert Linneman/John Stanton, HSM, São Paulo, 1993
  • Seminário: Marketing de Guerra - Al Ries, São Paulo, 1992
  • Seminário: Total Marketing - Philip Kother, São Paulo, 1992
  • Who´s Who in the World, 1991/1992
  • Seminário: Maximarketing - Stan Rapp, São Paulo, 1991
  • Seminário: The Competitive Company of the 1990´s - Peter Drucker, São Paulo, 1991
  • Docente: Curso de Introdução ao Marketing, SENAC-Jundiaí, 1991/1992
  • 1º Congresso Nacional de Vendas, ADVB, 1989
  • Soja - A Comercialização nos Mercados Futuros, Bolsa de Mercadorias de São Paulo, 1989
  • Language Studies, Inc., Berkeley, California, 1988
  • Franchising: Uma solução Inovadora para Viabilizar seu Negócio, Senac-Prodemp, São Paulo, 1988
  • Cave - Confraria dos Amigos do Vinho e da Enologia, São José dos Campos, 1988
  • Marketing Agrícola, Agribusiness, São Paulo, 1988
  • Como Gerenciar sua Equipe de Vendas - Michael J. Ryan, D.B.A., Case Consultores, São Paulo, 1988
  • Visita: Jumecal - Melilla, Uruguai, 1987
  • Telemarketing, Senac-Prodemp, São Paulo, 1987
  • Processamento do Queijo Cottage - Método Modificado, ITAL, Campinas, 1986
  • Visita: Milkaut, Santa Fé, Argentina, 1986
  • Bacharel em Administração de Empresas, FMU, São Paulo, 1986
  • Visita: Centro Sperimentale del Latte, Milão, Itália, 1985
  • Visita: Caseificio Mário, Novara, Itália, 1985
  • Visita: Nizo - Netherlands Cheese Institute, Maasdam, Holanda, 1985
  • Visita: Naarden Aromas, Naarden, Holanda, 1985
  • Visita: Campina Kaas (Gouda), Holanda, 1985
  • Visita: Kaserei Champignon - Lauben Allgau, Alemanha, 1985
  • Visita: Fromagerie Michelin - Segny/Geneve, França e Suíça, 1985
  • Docente: Curso de Queijos & Vinhos, SENAC-CEATEL, São Paulo, 1985
  • Docente: Conferência Semana de Queijos & Vinhos, SENAC, São Paulo, 1984
  • Palestrante: VIII Congresso Nacional de Laticínios: Mercado de Queijos Finos no Brasil/Tradição e Qualidade, Cândido Tostes, Juiz de Fora, 1984
  • Introdução ao Marketing, SENAC, São Paulo, 1983
  • Curso de Extensão em Economia, Brasília-DF, 1983
  • Desenvolvimento Profissional de Vendas, Anderson Clayton, Rio de Janeiro, 1983.